terça-feira, 15 de abril de 2014

Problemas na Gestão Escolar


Os problemas relacionados à gestão escolar são um dos muitos a serem enfrentados nesta triste realidade. Nesta postagem iremos ver vários pontos importantes para a construção de um novo cenário como, por exemplo: a importância de se ter uma boa direção dentro de uma escola, a visão dos próprios diretores em relação a tal questão, os obstáculos a serem enfrentados a importância da formação para os diretores, planejamentos e perspectivas e muito mais. 


Está provado que a presença de um bom diretor não é apenas desejável - mas decisiva - para um elevado nível de ensino numa escola, seja ela pública, seja particular. Por isso, merece atenção uma nova pesquisa que traz à luz o mais completo perfil já feito sobre esses profissionais no país. A pesquisa, conduzida pelo Ibope em parceria com a Fundação Victor Civita, mostra que 64% dos diretores reconhecem, não estar suficientemente preparados para exercer o cargo que ocupam. A pesquisa indica que os diretores não costumam basear suas decisões em nenhuma meta acadêmica e chegam a ignorar a nota de sua escola nos rankings oficiais. Talvez o mais preocupante de todos os dados, no entanto, diga respeito à visão que eles têm da função: apenas 2% deles se sentem responsáveis pelos maus resultados de sua própria escola, ao passo que os outros 98% culpam pais, professores, alunos, o colégio e até o governo.

Falta de Formação em Gestão


Não é tarefa simples. Há, no Brasil, pelo menos dois grandes obstáculos. A começar pela formação dos diretores - a maioria egressa da carreira de professor -, dos quais não se requer nenhuma experiência como gestores nem a passagem por um curso em que desenvolvam habilidades como a liderança de equipe. A pesquisa mostra que 21% deles só estão no cargo porque algum político os indicou, enquanto apenas 5% ascenderam por critérios técnicos. O segundo ponto que atrapalha no Brasil é o excesso de tarefas burocráticas delegadas aos diretores, situação que leva a uma total inversão de prioridades. Para 90% deles, a supervisão da merenda fornecida pelo governo é uma das atividades que mais consomem tempo, além da limpeza do prédio e da fiscalização na entrega do material didático pelas secretarias de ensino. São informações que escancaram a absoluta desconexão dos diretores brasileiros com a sala de aula. "Só sobra tempo para a educação se eu deixar de lado as tarefas administrativas pelas quais também sou cobrada", resume Maria de Fátima Borges, 55 anos, diretora da escola Olavo Pezzotti, em São Paulo. "Estou sempre devendo relatórios à secretaria."

Planejando sua Carreira


A experiência internacional chama atenção para um conjunto de práticas que tem contribuído para formar e manter bons diretores à frente das escolas. Elas podem funcionar também no Brasil. Uma medida eficaz é proporcionar aos aspirantes ao cargo uma experiência prévia, como um período em que atuam como assistentes de diretor. Caso fracasse, ele pode até ser demitido, o que já ocorreu com 80% dos diretores da cidade de Nova York desde 2002. Tornar-se diretor de escola é, em geral, a maior ambição de um professor. No Brasil, significa, em média, um aumento de 50% no salário - que, na nova função, pode chegar a 7 000 reais. Foi uma das motivações para que Andréa Tavares, 39 anos, hoje no comando de uma escola municipal de Taboão da Serra, em São Paulo, trilhasse esse caminho. Há apenas dois anos no cargo, ela diz: "Com uma formação melhor, sei que eu e meus colegas teríamos mais chances de acertar".
 
Enfrentar problemas e conflitos faz parte da função de um gestor e de qualquer outro profissional não importa a área de atuação. No entanto se torna necessário saber lidar com eles e procurar formas de resolvê-los, saber superar e ter consciência de sua existência. Sabemos que estar “à frente” de uma escola não é um trabalho fácil, e necessita de um bom planejamento, uma boa formação... Para assim saber lidar com as dificuldades que surgirem no decorrer do tempo e torna-las um aprendizado.




Referências:
Educar para Crescer, disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/problema-gestao-509898.shtml   (Acesso em 16 de abril de 2014).  

Educar para Crescer, disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/papel-gestor-escola-509125.shtml (Acesso em 16 de abri de 2014).


6 comentários:

  1. Sabrina, realmente quando a escola têm um diretor eficiente e qualificado esta escola só tem a ganhar, como você mencionou a política e a burocracia são fatores que prejudicam bastante a gestão escolar.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com sua postagem Sabrina!
    A liderança faz toda diferença, seja onde for. Liderar é muito mais que ser nomeado líder. Liderar é atrair pessoas influenciando no sentido positivo! Direcionar uma escola é uma tarefa árdua, por isso é preciso ter acima de tudo amor pelo que faz, sendo a capacitação imprescindível par que haja uma boa atuação.

    ResponderExcluir
  3. Sabrina, a sua postagem sobre os problemas na gestão escolar é genial, pois reflete a real situação de vários gestores que estão fazendo parte desse administração escolar por influencia política e não por preparos técnicos, acadêmicos e isso acaba fragilizando o comando no ambiente educandário.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sabrina! Minha atenção ficou voltada para a parte que você menciona sobre as tarefas burocráticas, de fato o diretor que deveria mesmo priorizar atividades que viessem a favorecer a aprendizagem muitas vezes está voltado para pilhas e pilhas de relatórios, não desmerecendo esses documentos que mostram dados importante que podem também ajudar em diagnósticos e posteriormente em melhorias para o ambiente escolar, mas esse papel não deveria ser prioridade para os diretores.

    ResponderExcluir
  5. Essa postagem me chamou muita atenção porque realmente os problemas relacionados à gestão escolar são um dos muitos a serem enfrentados nesta triste realidade,e como sabemos em uma escola se deve ter uma boa gestão escolar para dar suporte aos profissionais e alunos.

    ResponderExcluir
  6. Sabrina , concordo plenamente com sua postagem. Resumindo, a educação do Brasil tem enfrentado essa realidade todos os anos ate agora. Nem todas as gestões que existem em nossas escolas, estão preparadas para enfrentar e/ou melhorar a realidade.

    ResponderExcluir