Os problemas relacionados à
gestão escolar são um dos muitos a serem enfrentados nesta triste realidade.
Nesta postagem iremos ver vários pontos importantes para a construção de um novo
cenário como, por exemplo: a importância de se ter uma boa direção dentro de
uma escola, a visão dos próprios diretores em relação a tal questão, os
obstáculos a serem enfrentados a importância da formação para os diretores, planejamentos
e perspectivas e muito mais.
Está provado que a presença de um
bom diretor não é apenas desejável - mas decisiva - para um elevado nível de
ensino numa escola, seja ela pública, seja particular. Por isso, merece atenção
uma nova pesquisa que traz à luz o mais completo perfil já feito sobre esses
profissionais no país. A pesquisa,
conduzida pelo Ibope em parceria com a Fundação Victor Civita, mostra que 64%
dos diretores reconhecem, não estar suficientemente preparados
para exercer o cargo que ocupam. A pesquisa indica que os diretores não
costumam basear suas decisões em nenhuma meta acadêmica e chegam a ignorar a
nota de sua escola nos rankings oficiais. Talvez o mais preocupante de todos os
dados, no entanto, diga respeito à visão que eles têm da função: apenas 2%
deles se sentem responsáveis pelos maus resultados de sua própria escola, ao
passo que os outros 98% culpam pais, professores, alunos, o colégio e até o
governo.
Falta de Formação em Gestão
Planejando sua Carreira
Enfrentar problemas e conflitos faz parte da função de um gestor e de qualquer outro profissional não importa a área de atuação. No entanto se torna necessário saber lidar com eles e procurar formas de resolvê-los, saber superar e ter consciência de sua existência. Sabemos que estar “à frente” de uma escola não é um trabalho fácil, e necessita de um bom planejamento, uma boa formação... Para assim saber lidar com as dificuldades que surgirem no decorrer do tempo e torna-las um aprendizado.
Referências:
Educar para Crescer, disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/problema-gestao-509898.shtml (Acesso em 16 de abril de 2014).
Educar para Crescer, disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/papel-gestor-escola-509125.shtml (Acesso em 16 de abri de 2014).
Sabrina, realmente quando a escola têm um diretor eficiente e qualificado esta escola só tem a ganhar, como você mencionou a política e a burocracia são fatores que prejudicam bastante a gestão escolar.
ResponderExcluirConcordo com sua postagem Sabrina!
ResponderExcluirA liderança faz toda diferença, seja onde for. Liderar é muito mais que ser nomeado líder. Liderar é atrair pessoas influenciando no sentido positivo! Direcionar uma escola é uma tarefa árdua, por isso é preciso ter acima de tudo amor pelo que faz, sendo a capacitação imprescindível par que haja uma boa atuação.
Sabrina, a sua postagem sobre os problemas na gestão escolar é genial, pois reflete a real situação de vários gestores que estão fazendo parte desse administração escolar por influencia política e não por preparos técnicos, acadêmicos e isso acaba fragilizando o comando no ambiente educandário.
ResponderExcluirOlá Sabrina! Minha atenção ficou voltada para a parte que você menciona sobre as tarefas burocráticas, de fato o diretor que deveria mesmo priorizar atividades que viessem a favorecer a aprendizagem muitas vezes está voltado para pilhas e pilhas de relatórios, não desmerecendo esses documentos que mostram dados importante que podem também ajudar em diagnósticos e posteriormente em melhorias para o ambiente escolar, mas esse papel não deveria ser prioridade para os diretores.
ResponderExcluirEssa postagem me chamou muita atenção porque realmente os problemas relacionados à gestão escolar são um dos muitos a serem enfrentados nesta triste realidade,e como sabemos em uma escola se deve ter uma boa gestão escolar para dar suporte aos profissionais e alunos.
ResponderExcluirSabrina , concordo plenamente com sua postagem. Resumindo, a educação do Brasil tem enfrentado essa realidade todos os anos ate agora. Nem todas as gestões que existem em nossas escolas, estão preparadas para enfrentar e/ou melhorar a realidade.
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