quarta-feira, 23 de abril de 2014

Inserção da Paz nas Escolas



A Paz é um grande desafio e um imperativo para quem trabalha no campo da educação, principalmente para professores da Educação Básica, etapa da vida escolar em que crianças e jovens, como seres em desenvolvimento, necessitam de uma formação substancial nas várias dimensões da vida. Hoje muitas escolas se tornaram um espaço de conflitos com um aumento crescente de casos de violência; contribuído para que sentimentos de insegurança cresçam em todos aqueles que nela convivem. Nesta postagem iremos ver um artigo sobre “Paz nas escolas: formação é o caminho”, que foi um dos temas discutidos na Conferência Nacional da Educação Básica.

 

Leiam:

A formação continuada dos profissionais da educação para conviver com o ambiente de violência nas escolas e a inserção da família no processo de ensino-aprendizagem foram apontados como caminhos para a construção da paz no contexto escolar. O desafio, segundo os educadores, é transformar a escola em um ambiente de sensibilização e vivência. A necessidade de ampliar a noção do que é cultura da paz e como ela pode ser implementada nas escolas foi discutida sob os aspectos da inclusão social e do debate em torno de políticas pedagógicas voltadas para a construção do afeto entre os agentes envolvidos no processo educacional. “Não é possível fazer pedagogia da paz sem estabelecer laços de afeto entre as pessoas”, afirmou Luiz Henrique Buest, especialista em desenvolvimento social, direitos humanos e cultura da paz.  

Segundo Buest, entre os elementos que possibilitam uma cultura de paz nas escolas está o conhecimento do contexto em que cada criança está inserida em casa, no bairro ou na cidade onde mora. “Precisamos reconhecer que as crianças  são seres humanos integrais, com coração, consciência e emoção. Com elas, na sala de aula, está a mãe, que foi agredida na noite anterior, ou o pai, que está embriagado, ou o tiroteio que presenciou no bairro. É preciso trabalhar essa criança para a convicção de que a paz é possível”, disse.

O professor Ricardo Henriques, da Universidade Federal Fluminense, explicou que entre o ventre materno e os três anos de idade, o ser humano desenvolve 92% de capacidade cognitiva, afetiva. No Brasil, 52% das crianças até seis anos vivem em condições de pobreza, em um contexto contrário à cultura da paz. “As estatísticas nos informam que, no auge da capacidade cognitiva, essas crianças são privadas de condições básicas e inseridas no contexto da cultura da guerra. Ou seja, da intolerância, do preconceito, da discriminação e da ausência de expectativas”, destacou.

Karla Nonato



Referências:

Um comentário:

  1. Nos dias de hoje, onde os alunos são cada vez mais agitados e a crianção dos pais não e la uma das melhores, a formação de professores para enfrentar situações de violência, conflito... em sala de aula e aplicar métodos de boas com vivencias com os alunos é uma grande saída para garantir a melhor aprendizagem de toda a turma.

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