quarta-feira, 30 de abril de 2014

Projeto que Estimula a LEITURA e a ESCRITA é um Sucesso



Saber LER e ESCREVER é um passo muito importante no processo de aprendizagem. Sem essas duas palavrinhas mágicas, a busca por um futuro brilhante se torna muito difícil, pois estes conceitos são essenciais tanto para a nossa e vida pessoal quanto para a nossa carreira profissional. Diante das dificuldades encontradas irei mostrar nesta postagem uma iniciativa bem interessante realizada em uma escola da rede pública, situada no município de Aratuba - CE, que visa melhorar a educação dos alunos com um projeto de leitura e escrita. 



Leiam...



Estimular o hábito de ler e escrever nos envolvidos na comunidade escolar parece um desafio difícil de ser vencido, mas está dando certo na Escola Francisco José de Freitas do município de Aratuba - CE por meio do projeto “Sessão de contos pais e filhos”. O projeto foi implantado na escola no ano de 2013 pela professora e também bibliotecária Ireuda Chaves de Assis com a colaboração da gestão escolar.


Visando atender aos alunos com dificuldades em leitura e escrita, somar conhecimentos aos que já sabem, e obter a participação dos pais na educação dos filhos a prof. Irelda decidiu começar este projeto com os alunos do fundamental I e II. A ação consiste em distribuir entre as turmas sacolinhas (uma sacola por turma) contendo um livro e um caderno, onde durante a semana a prof. Irelda visita cada sala e realiza um sorteio entre os alunos, o aluno que for sorteado ganha o direito de levar a sacolinha para casa. Em casa o aluno deverá ler a história junto com seus pais e logo após escrevê-la no caderno da forma que entender; depois a sacolinha deverá ser devolvida para a professora que irá realizar outro sorteio com um novo livro e assim a sucessivamente.

Sacola utilizada  no projeto de Leitura e Escrita  (Foto: Sabrina Freitas)





A professora conta que no inicio, durante uma reunião de pais ela explicou como iria funcionar o projeto e perguntou se os pais aprovavam e se realmente queriam que as sacolinhas fossem levadas até eles; a reação foi que apenas cinco pais se interessaram; logo após ela ressaltou para a importância de ter o apoio dos pais presentes na educação dos filhos e que o incentivo era muito importante para a aprendizagem dos mesmos. Durante uma segunda reunião de pais ela falou que “choveu de pais apoiando esta iniciativa”, “Fiquei muito emocionada não chorei na hora por que me segurei meu Deus o quanto valeu a pena” conta Irelda. A ideia foi muito bem recebida tanto pelos pais como pelos alunos, “durante o sorteio das sacolinhas nas salas os alunos dizem tia chama eu, chama eu”... comenta Irelda, muito feliz pelo seu trabalho.

Professora Irelda junto com a aluna Vitoria (Foto: Sabrina Freitas)


O projeto começou em 2013 e vêm sendo realizado até os dias atuais, esta ação é uma ótima iniciativa, pois incentiva o aluno a ler e a escrever, incentiva os pais a lerem junto com os filhos e torna a biblioteca um espaço vivo na escola, pois antes percebia que a biblioteca era um espaço morto e a partir da aplicação deste projeto a biblioteca começou a ganhar vida.

Alunos na biblioteca da escola (Foto: Sabrina Freitas)


“Hoje aluno aprendeu a ler a escrever, e nós estamos nesta luta buscando um futuro melhor na educação dos nossos alunos”, diz Irelda. 



Fonte:
Entrevista realizada no dia 29 de abril de 2014 às 10 horas, com a professora Ireuda Chaves de Assis na Escola Rural de Barreiros município de Aratuba - CE.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Resenha do Documentário "PRO DIA NASCER FELIZ"



Atualmente a educação é considerada um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. Em relação ao Brasil muito ainda precisa ser feito para que a educação possa contribuir favoravelmente para o desenvolvimento deste país. Neste post vocês poderão conferir uma resenha de um documentário muito interessante chamado: “Pro dia nascer feliz” que aborda a educação brasileira em um ângulo pouco visto, dentro da sala de aula, abordando os dramas dos jovens e professores de diferentes regiões do Brasil. A precariedade das instalações, preconceito, violência e o abandono são temas presentes no documentário.



O filme "Pro Dia Nascer Feliz", dirigido por João Jardim realizado entre abril de 2004 e outubro de 2005, aborda as desigualdades na educação brasileira, passando por distintas facetas, desde a escola publica à particular, aos pobres e ricos, realçando as diferenças também presentes entre periferia e centro, como do Sertão Nordestino até as elites paulistas e cariocas. Apresenta através dos relatos de professores e alunos as dificuldades encontradas por ambos, e o retrato social da escola, que acaba traduzindo o perfil comportamental e a postura adquirida. 

É totalmente perceptível as diferenças existentes entre escola pública e privada. Os professores de escolas públicas são sujeitos a educar em condições precárias desde falta de água, de segurança, transporte, falta de verbas, até casos de violência. Já os professores de escolas particulares desfrutam de um alto salário e um ambiente agradável e prazeroso. A falta da participação familiar e o desinteresse dos alunos também é constante, eles usam o ambiente escolar como lugar para seus interesses, tais como: namoricos, conhecer novas pessoas, marginalização, passando maior parte do tempo fora da sala de aula, o que é claramente prejudicial ao seu desenvolvimento. 

João Jardim demonstra em seu documentário a realidade que todos negam ver. Enquanto o Brasil não adotar políticas públicas educacionais e não criar um vínculo entre a aptidão do professor, o comprometimento do governo e a responsabilidade dos pais, não poderá se pensar em ensino de qualidade. É preciso que ocorra uma verdadeira revolução na educação, desde a base até o ultimo patamar; melhorar a educação exigirá trabalho, participação e muito investimento. Sabemos que as mudanças não acontecem em um piscar de olhos, mas é preciso ter um bom começo para que possamos ver resultados satisfatórios, o que está sendo muito difícil de enxergar. E apesar de inúmeros problemas, existem pessoas que acreditam e lutam por um futuro melhor. Conforme as últimas imagens do filme ficam com as crianças a nossa espera em dias melhores.



Referências:
You Tube disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aHLCX8SYaeM (Acesso em 28 de abril de 2014)

Disponível em:  http://pepquesb.blogspot.com.br/2013/05/resumo-documentario-pro-dia-nascer-feliz.html (Acesso em: 28 de abril de 2014)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Conflitos na Escola: Mediação uma Forma de Resolvê-los



Na postagem anterior, vocês puderam ver alguns pontos necessários para a inserção da paz dentro das escolas. Neste post irei mostrar uma reportagem do programa “Fantástico”, que destaca uma escola pública com um histórico repleto de casos de violência; onde através de uma “revolução do bem” com formação de mediadores dentro da escola esta realidade foi transformada. Assistam!



Lamentavelmente a escola, em especial a pública, “tem sido protagonista de vários episódios que têm preocupado a sociedade, principalmente as pessoas que nela convivem diariamente”. Nesse sentido se torna necessário a escola discutir os problemas que envolvem as práticas de violência, na perspectiva de desenvolver ações educativas capazes de promover a superação desses conflitos, a partir da redução deles, como foi o caso deste vídeo onde a escola protagonista procura e encontra uma forma de resolver os problemas, fazendo com que o ambiente escolar se transforme.


Referências:
You Tube, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KwOec19EEps (Acesso em 23 de abril de 2014).