terça-feira, 22 de outubro de 2013

Identificando os Tecidos Musculares



Nas postagens anteriores vimos o estudo dos tecidos e que existem diferentes tipos do mesmo, nesta postagem iremos se deter em um dos principais... sendo ele o TECIDO MUSCULAR.
Podemos dizer que as principais características do tecido muscular é a sua capacidade de se contrair e sua capacidade de responder a um estímulo nervoso. Neste vídeo iremos ver os 3 tipos de músculos presentes no nosso corpo sendo eles: esquelético, cardíaco e liso, visando suas funções, características e onde eles se localizam no corpo humano. Assistam e irão absorver informações valiosas. 

 
Como seria nossa vida se não tivéssemos tecido muscular em nosso corpo?... é bem difícil imaginar “isso”. O tecido muscular é de grande importância para nós seres humanos, pois são os músculos os responsáveis pelos diversos tipos de movimentos do nosso corpo. Neste vídeo vimos que uma das principais características deste tecido é a capacidade se contrair e é através dessa capacidade (contração muscular) que conseguimos nos locomover, que o nosso coração consegue bater, que ocorre a impulsão do bolo alimentar no tubo digestório e a eliminação de secreções por glândulas, entre tantos outros tipos de movimentos, sendo eles de forma voluntária e involuntária lentos ou rápidos. Este vídeo nos proporciona obter informações sobre o nosso corpo, visando enxergar e entender o que acontece no mesmo através dessas imagens aqui reproduzidas neste caso o TECIDO MUSCULAR, sendo assim representadas de uma forma atrativa.


Vídeo disponível em: YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=xsKtR8TsyMQ) (Acesso em 23 de outubro de 2013)
 

7 comentários:

  1. Sabrina, suas postagens para esta semana estão mito bem organizadas e também muti ricas em informações. O texto sobre o vídeo nos situa bem sobre o tema proposto e abordado no mesmo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nesse vídeo mostra o tamanho da importância do tecido muscular para nossa locomoção,expressões,tanto com os movimentos voluntários(locomoção)quanto os movimentos involuntários(batimentos cardíacos.

    ResponderExcluir
  3. A expressão:"Como seria nossa vida se não tivéssemos tecido muscular em nosso corpo..", é bem chamativo e autêntico, pois na verdade não seria vida. Imagina não poder andar, não poder mexer as mãos, os olhos, a boca, e coração?.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente Arlindo não seria vida... é como eu disse "corpo sem tecido é como aquela música: era uma casa muito engraçada..."

      Excluir
  4. Gostei do seu olhar crítico sobre "como seria nossa vida se não tivéssemos tecido muscular". Nossos músculos contraem e relaxam o tempo todo e isso é incrível, pois sem os movimentos voluntários não poderíamos nos mexer, e sem os movimentos involuntários como o do coração não teríamos vida. “Com certeza o tecido muscular é uma peça fundamental no na máquina da vida.”

    ResponderExcluir
  5. É surpreendente como nosso organismo é bem estruturado e organizado, onde cada órgão, tecido, célula tem sua função. E o destaque para o tecido muscular, onde como você mesma disse que "uma das principais características é a capacidade de se contrair" levando-nos a locomoção, ou seja a sobrevivência.

    ResponderExcluir