quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Curiosidades... Pergunta... Informações... relacionadas à ‘DOENÇAS DO SANGUE’



Muitas vezes temos algumas curiosidades, dúvidas sobre doenças relacionadas ao sangue, curiosidades por exemplo referente a hemácias, hemofilia, leucemia, anemia, células cancerosas... se você tem algumas delas, leia esta postagem e vai encontrar essas e muito mais informações.


+ para saber mais

As hemácias têm a forma de um disco bicôncavo, menos espesso no centro do que nas bordas. Isto garante uma superfície maior para a troca de gases o que não teriam se fossem esféricas.
 

Hemofilia 

Os tipos mais frequentes de hemofilia resultam de mutações nos genes que codificam os fatores de coagulação (fatores VIII e IX), localizados no cromossomo X. As mulheres, que possuem dois cromossomos X por célula, podem ser portadoras não afetadas de mutações que causam hemofilia: caso apresentem um alelo normal e um alelo mutado do gene, o alelo normal geralmente produz fator de coagulação suficiente para que essa mulher não tenha hemofilia. Por isso, é raro que uma mulher apresente os sintomas da hemofilia. Já os homens, como têm um só cromossomo X por célula, se herdarem o alelo defeituoso, apresentarão a hemofilia.

+ para saber mais

Os sintomas da leucemia decorrem do acúmulo de células cancerosas na medula óssea, em órgãos como baço, fígado e linfonodos, prejudicando ou impedindo a produção de células normais: de glóbulos vermelhos (causando anemia), de glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias). O desenvolvimento da doença pode ser crônico ou agudo.


?Responda essa

O que acontece com o corpo com anemia?

  
Se houver anemia, podemos concluir que haverá menos oxigênio transportado para as células e tecidos. Menos oxigênio disponível para as células significa menos energia sendo produzida em cada célula. As consequências para o indivíduo são fraqueza, cansaço, atraso do crescimento, dificuldades na defesa e na recuperação de doenças. Se o problema for a falta de ferro no corpo, o tratamento é a administração de sulfato ferroso, mas lembre-se: uma dieta adequada é importante para prevenir o aparecimento da anemia.



Células Cancerosas

Para que o nosso corpo funcione de maneira harmônica é necessário que todas as células que compõem os tecidos atuem de modo coordenado. Isso requer que cada célula regule as suas funções, inclusive seu ciclo celular, ou seja, o momento em que ela deve se dividir. As células que sofrem alterações no DNA e, em consequência disso, não conseguem mais controlar normalmente seu ciclo celular, são chamadas cancerosas. O aparecimento do câncer pode ser influenciado por fatores hereditários (mutações no DNA herdadas dos pais que tornam o indivíduo mais predisposto), infecciosos (vírus e bactérias), ou ambientais (certos níveis de radiação solar, fumo, drogas químicas), que também atuam no DNA. Estima-se que 70% a 80% dos casos de câncer resultem de causas ambientais.

+ para saber mais

Pesquisas estão sendo realizadas para o desenvolvimento de novas drogas com o objetivo de tornar a quimioterapia mais eficiente. O sucesso dessas pesquisas se reflete no aumento do número de doentes que permanecem em remissão durante muitos anos, ou então, que se curam. Em crianças, as chances de remissão prolongada ou cura passou de 5% em 1960 para cerca de 70% nos anos 1990.


Referências: 
Ib Usp, disponível em: (http://www.ib.usp.br/microgene/files/biblioteca-21-PDF.pdf) (Acesso em 30 de outubro de 2013)

Alterações na Medula Óssea Provocadas pela Doença: Aplasia da Medula Óssea



A medula óssea é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias, leucócitos e plaquetas. A mesma é um órgão hematopoiético constituído pelas linhagens que originam os três elementos citados anteriormente, de células como: osteoblastos e osteoclastos e de fibras e células reticulares. É onde estão as células progenitoras das células sanguíneas. Ali também têm origem as alterações que vão ser responsáveis por inúmeras doenças; dentre essas doenças está a: Aplasia da medula óssea e é dela que vamos falar nesse vídeo (reportagem), onde mostra um caso de um bebê com pouco mais de um ano que sofre com a doença, e tenta conseguir um transplante de medula óssea. É um vídeo curto, mas que nos faz entender bem o assunto. Assistam... 



Como vimos no vídeo a Aplasia da Medula Óssea é uma doença rara e séria, pois paralisa a produção dos componentes sanguíneos sendo eles as hemácias as plaquetas e os leucócitos componentes esses responsáveis por funções importantíssimas como: carregar o oxigênio a todas as partes do corpo, produzir anticorpos e coagulação do sangue. No vídeo mostra que um dos tratamentos e o mais eficaz é o transplante da medula óssea um procedimento no qual não é indolor onde é retirada uma parte do sangue de dentro dos ossos, para o doador funciona como se fosse uma doação de sangue. 
Pudemos ver que casos como esses não são comuns, mas que a doação de sangue precisa ser um ato comum, tanto como doar medula pois são atos de grande importância e ajudam milhares de pessoas.



Referências:
Wikipedia, disponível em: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Medula_%C3%B3ssea) (Acesso em 30 de outubro de 2013)

Wikipedia, disponível em: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Aplasia_de_medula_%C3%B3ssea) (Acesso em30 de outubro de 2013)

You Tube, disponível em: (https://www.youtube.com/watch?v=wYpyZHSLe8E) (Acesso em 30 de outubro de 2013)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Entendendo as Doenças Hematológicas?


Não seria melhor dizer doenças do sangue ou doenças sanguíneas?... tanto faz os três estão corretos.

Para entender de uma forma mais fácil o que são essas doenças é necessário saber o que significa o termo hematologia e o que ele estuda... então o que é hematologia? Nesta postagem iremos ver claramente o que é e o que estuda este ramo da biologia e também especialidade médica, visando conhecer a classificação das doenças hematológicas, sintomas, diagnósticos, alguns dos tipos de doenças existentes e a importância da doação de sangue; mas antes é preciso fazer uma breve introdução sobre o que é o sangue para podermos compreender melhor o assunto tratado, e “isso” é o que está escrito a seguir...


O sangue


O sangue é fundamental para a manutenção de todos os demais tecidos e órgãos do ser humano, levando oxigênio para cada parte do organismo e proporcionando a defesa do corpo contra infecções. É, basicamente, formado por uma parte líquida (o plasma) e por células (hemácias, plaquetas e leucócitos). O plasma contem proteínas que entre outras ações atuam na defesa do organismo e ajudam a controlar hemorragias, as hemácias transportam o oxigênio para todo o organismo, as plaquetas controlam sangramentos e os leucócitos combatem as infecções.

Hematologia

Hematologia é o ramo da biologia que estuda o sangue. A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos. Além de estudar o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda as doenças a eles relacionadas.

Doenças Hematológicas

As doenças hematológicas também chamadas de doenças do sangue ou doenças sanguíneas são classificadas como hereditárias (transmitidas de pai e/ou mãe para os filhos) ou adquiridas. Podem surgir no momento da formação dos componentes do sangue, e também das proteínas plasmáticas (encontradas no plasma), das quais muitas têm papel preponderante na coagulação sanguínea. Também podem ser fruto de alguma deficiência na função das células e/ou proteínas sanguíneas.

Esses agravos são normalmente detectados por sintomas clínicos, tais como fraqueza, cansaço, infecções frequentes e sangramentos anormais, e diagnosticados por meio de exames laboratoriais do sangue ou da medula óssea, onde são formadas as células do sangue.

Quais são as doenças hematológicas?

As doenças hematológicas, as quais o hematologista diagnostica e trata, são classificadas em três grandes grupos:

Anemias

  • Hemolíticas manuais
  • Aplásticas manual
  • Megaloblásticas

Alterações da Coagulação

  • Púrpuras manual
  • Hemofilias manual
  • Doença de von Willebrand manual
  • Outras alterações da coagulação

Doenças Proliferativas e Infiltrativas

  • Leucemias agudas e crônicas manuais
  • Linfomas manuais
  • Mielodisplasias manual
  • Mieloma múltiplo manual
  • Síndromes mieloproliferativas
  • Doença de Gaucher manual
  • Doença de Niemann-Pick
 
Doenças relacionadas com o sangue são frequentes nos dias de hoje, e bem preocupantes, pois muitas delas levam a morte, mas existe um ato de grande importância que tem como papel ajudar pessoas e diminuir casos como esses que é a doação de sangue. Doar sangue um ato de solidariedade... simples, tranquilo sem danos a saúde que salva milhares de vidas. PENSE NISSO!



Referências:

Hemobras, disponível em: (http://www.hemobras.gov.br/site/downloads/livreto_doencas_sangue.pdf) (Acesso em 30 de outubro de 2013)

Wikipedia, disponível em: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hematologia) (Acesso em 30 de outubro de 2013)