As enzimas são proteínas que têm a propriedade de acelerar reações químicas. As reações químicas geralmente necessitam de uma energia de ativação. No caso das reações biológicas, a energia de ativação necessária é muito grande; elas não são espontâneas e podem ser muito lentas. As enzimas atuam diminuindo a energia de ativação e fazem com que as reações químicas ocorram mais rapidamente e de forma controlada. Devido a essas propriedades, as enzimas são classificadas como catalisadores de reações químicas.
As enzimas (ou grupos de enzimas) geralmente recebem nomes relacionados aos substratos nos quais elas atuam. Lipases, por exemplo,são enzimas que atuam em lipídios; nucleases têm como substrato os ácidos nucléicos. Nem todos os nomes de enzimas, no entanto,terminam com o sufixo -ase.
pH
O pH (potencial Hidrogênico) é uma medida indicadora do grau de acidez ou de alcalinidade (basicidade) de urna substância. A escala de valores de pH varia de 0 a 14. Substâncias neutras, como a água, possuem pH 7; as ácidas têm pH abaixo de 7; e as básicas, pH acima de 7. Cada enzima possui um valor de pH onde ela atua melhor; existem enzimas que se tomam ativas apenas em meio ácido, enquanto outras necessitam de urna solução levemente básica para realizar sua função. A maioria das enzimas, entretanto, é mais eficiente quando em solução de pH neutro.
A medida de p14, na qual uma enzima torna-se mais ciente, é chamada de pH ótimo. Observe, no gráfico ao a atuação de urna enzima do corpo humano exposta rentes condições de p11. Essa enzima atua no estômago, meio bastante ácido, sendo que o pH ótimo é em torno de 2.
Temperatura
As enzimas dependem de sua forma espacial para o encaixe entre seu sítio ativo e o substrato específico. Altas temperaturas destroem as ligações, que mantêm o formato da enzima e ela perde sua função. Todas as proteínas, não apenas as enzimas, perdem sua estrutura espacial quando expostas ao calor excessivo esse processo é chamado desnaturação. Alterações no pH também podem provocar desnaturação das enzimas.
Cada enzima possui um grau de tolerância específico a temperaturas altas ou baixas, apresentando uma temperatura ótima, na qual sua atividade se torna mais intensa. Para as enzimas do corpo humano, a temperatura ótima é cerca de 37 o.
Nenhum comentário:
Postar um comentário