quinta-feira, 6 de junho de 2013

Biologia/Curiosidades


Por que a gente pisca?
 
Piscamos para lubrificar e limpar a córnea, espalhando a nossa lágrima pelo olho. Também piscamos para proteger o globo ocular contra poeira do ambiente. Ou seja, piscamos milhares de vezes durante o dia para cuidar dos nossos olhos.
 
E isso acontece sem que a gente perceba! Estímulos externos, como um flash ou quando o ar está seco, chegam ao nervo óptico, que envia uma mensagem para uma parte localizada atrás do globo ocular. Essa parte responde com a contração dos músculos, e aí a gente pisca!
 
Qual é a diferença entre tóxico e venenoso?
 
Vamos começar pelas semelhanças: quando você encontrar essas palavras no rótulo de alguma embalagem ou numa placa, fique alerta!
 
Os efeitos das substâncias são parecidos, mas eles não são iguais. Um elemento tóxico só faz mal quando é usada em excesso. Por exemplo, o flúor é usado para prevenir as cáries, mas se uma pessoa ficar exposta por muito tempo a uma grande quantidade desse composto pode se intoxicar.
 
Já o veneno é toda a substância que causa lesão, altera as funções do organismo de qualquer ser vivo (humanos, plantas e animais) e pode causar a morte, mesmo que a dose ingerida seja pequena. Além disso, esse tipo de composto não têm nenhuma outra finalidade. Um bom exemplo é o veneno das cobras!

   Por que as mulheres não ficam carecas como os homens?
 
Elas também ficam, mas isso é realmente muito mais raro.
 
O motivo? É que a calvície está relacionada a um hormônio que faz os fios caírem. A substância  surge a partir da combinação de uma determinada enzima com a testosterona - o principal tipo de hormônio masculino!
 
Como as mulheres quase não produzem esse hormônio é muito mais difícil que haja a tal combinação química para que os hormônios da calvície apareçam.
 
De onde vem o suor e para que ele serve?
 
Não, o suor não serve só pra gente ficar cheirando engraçado. E você sabia que a gente também sua pelo pé? Olha só:
O líquido é produzido pelas glândulas sudoríparas (pequenos tubos que começam na camada mais profunda da pele e vão até a superfície).
Essas pequenas fábricas de suor estão distribuídas por todo o nosso corpo, mas se concentram nos pés e axilas.
O suor serve para resfriar a pele, quando ela se encontra acima da sua temperatura normal. Além disso, ao suar o corpo elimina ureia e cloreto de sódio: duas substâncias que, em excesso, podem fazer mal ao organismo.
Por que sentimos frio na barriga em descidas?  
 
Pode ser montanha russa ou até corrida de bicicleta ladeira da rua abaixo: é batata, o frio na barriga sempre chega quando a gente faz uma descida daquelas.
É porque os órgãos não estão colados no nosso corpo, ou seja, eles têm (um pouquinho de) liberdade para se mexer.
Mas a gente não percebe isso graças a células chamadas mecanoreceptores: elas detectam as mudanças bruscas e não permitem que tenhamos frio na barriga em qualquer pulinho. Só que quando uma grande queda acontece de repente, não há tempo para os órgãos se adaptarem. Então, o cérebro responde com o frio na barriga.
Por que a unha cresce? 
 
A gente corta, lixa, às vezes até arranca sem querer, mas ela sempre está lá. Você já se perguntou como funciona e qual a importância da sua unha?
A unha não é só um cemitério de células. Bem lá embaixo, na raiz, os tecidos são vivos e são renovados o tempo inteiro, empurrando a nova formação da unha para cima.
As células só morrem depois, em contato com a pele dos dedos – o que é bom, porque se a unha fosse inteiramente viva, pra cortá-la ia ser uma dor daquelas, e a gente ia precisar de anestesia!
Na verdade, as unhas são bem parecidas com nossa pele – só mais resistentes, por ter maior quantidade de queratina, um tipo de proteína que a pele produz.  E elas não foram criadas só pra passar esmalte, não (apesar de ficar lindo ). O crescimento das unhas protege as extremidades dos dedos e nos ajuda a manusear objetos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário